Resumo do primeiro dia do 2º Encontro de Formação Política do Sinasefe (08/06)

Dando início nesta quinta-feira (08/06), o evento contou com o credenciamento dos/as filiades e seguiu para a Mesa de Abertura com a presença de: Andrea Moraes - Coordenadora Adjunta de Formação Política e Relações Sindicais da Direção Nacional do SINASEFE; Rafael Bernardo Silveira - Coordenador de Formação Política e Relações Sindicais da Direção Nacional do SINASEFE; Brenna Matos - estudante do IFPE e representante do Grêmio do Campus Recife; Adiliane Batista - Coordenadora de Formação Política do SINDSIFPE e Cleiton da Silva - Coordenador-Geral do SINDSIFPE.

Mesa de Conjuntura Nacional: Eduardo Mara faz Análise de conjuntura a cerca da situação que vivemos hoje mesmo após a eleição de Lula e fala da crise aberta em 2013 e aprofundada com o golpe de 2016. É citado questão do fascismo no país com os grupos Bolsonaristas e a importância de disputar e ter uma política pros setores médios, pois, sua condição social os deixa mais próximos da classe dominante do que da trabalhadora e cita que a base principal do fascismo são os setores médios, pois eles não tem política e ficam a mercê da burguesia nacional. Eduardo Mara também abordou temas como: Arcabouço fiscal; Revogação do ensino médio; Questão ambiental; Denúncia do fascismo e combate a ele e as contradições do neoliberalismo.

Economia Política e Organização dos trabalhadores: Samara Marino aponta temas sobre a visão que temos do mundo, divisão de riqueza mundial, concentração da riqueza brasileira, divisão de classes na sociedade brasileira e seus diferentes interesses, a luta pela riqueza nacional pelos trabalhadores. Também aborda sobre o conceito do que é riqueza nacional, relação do trabalho com a vida da classe, e a consciência dos trabalhadores durante o processo de geração de riqueza.

Tags:

Venha fazer parte do nosso sindicato. Ajude-nos a fortalecer todos os trabalhadores!

Sobre

O SINASEFE é um sindicato nacional que tem na autonomia financeira uma das principais características, o que torna seus/suas sindicalizados(as) os(as) únicos(as) responsáveis pela existência e manutenção da entidade. Os(as) sindicalizados(as) organizam-se através das Seções Sindicais, que repassam à Direção Nacional do SINASEFE 15% do que é arrecadado.