Nota de Apoio SINDSIFPE ao Centro Paulo Freire, do Assentamento Normandia
- Comunicação Sindsifpe
- /
- 23 de Setembro de 2019
A ordem de despejo sofrida pelo Centro de Capacitação Paulo Freire, no Assentamento Normandia, em Caruaru, sintetiza a política de ataques à Educação, à classe trabalhadora e aos movimentos sociais, tocada pelo governo Jair Bolsonaro. O Centro Paulo Freire é um dos principais espaços de capacitação e formação do Nordeste para trabalhadores do campo e da cidade.
O Centro Paulo Freire nasceu em um acordo assinado há 20 anos entre o INCRA e a associação dos assentados. A área comunitária de 15 hectares foi cedida pelos assentados em benefício coletivo: para capacitação, formação e estímulo à produção dos assentados da Reforma Agrária.
Desde então, Centro se tornou referência na área, com cursos que vão desde Educação de Jovens e Adultos (EJA), até graduação em Veterinária (em convênio com a #UFRPE). O #IFPE tem parcerias com Centro Paulo Freire que garantem estágios para os estudantes e alimentação para o Campus Caruaru do Instituto.
Nestes 20 anos, a associação comunitária construiu uma Academia da Cidade e uma quadra poliesportiva em parceria com o Governo de Pernambuco; creche pública, um centro de beneficiamento de alimentos e três agroindústrias que pertencem à cooperativa agropecuária de Normandia, beneficiando a produção de carne de bode; raízes e tubérculos; e a de pães e bolos.
As agroindústrias recebem produtos agroecológicos de todas as regiões de Pernambuco e abastecem dezenas de escolas municipais em Caruaru e região, fornecendo alimentos sem veneno também para escolas do Recife.
Quem pede reintegração de posse é o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (#INCRA), que não aceita a relação de confiança entre assentados e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (#MST). A ordem de despejo, emitida pelo juiz federal Tiago Antunes de Aguiar, ainda traz ameaças de expropriação de bens e violência policial contra as famílias.
“Caso não haja a desocupação espontânea do executado no prazo concedido, expeça-se mandado de reintegração na posse, ficando desde já autorizado: a) o uso de força policial, b) o arrombamento, se necessário, c) condução coercitiva do executado para a DPF, em caso de resistência, d) a remoção dos bens móveis que estejam no imóvel e) remoção dos animais para o "Curral de Gado" do Município de Caruaru/PE, ficando desde já autorizada a doação ou o abate desses semoventes”. (trecho da sentença)
O #SINDSIFPE repudia a ação do Governo Federal, arbitrária, truculenta e carregada de ideologia. Viemos a público nos solidarizar com o Centro Paulo Freire, com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e com as famílias do Assentamento Normandia.
#despejonão
#mstcentropaulofreireresis<wbr></wbr>te